
Estas culturas ameríndias eram donas de conhecimentos superiores, expressões plásticas muito elaboradas, suas vidas se desenvolviam em profunda relação com seu entorno e em intimo diálogo com o Cosmos; a natureza era sua maior fonte de inspiração.
Maneno Juarez é um de seus descendentes, nascido em Chulucanas no departamento de Piura norte do Peru. Influenciado desde muito pequeno por parentes e vizinhos cresce numa comunidade de ceramistas.Na sua localidade de origem descobrem formas... no frio,nos morros,na vegetação,na fauna,nas estrelas,na noite,na lua,o sol,o vento e ... se relaciona intensamente com a argila.
É atraves da argila que Maneno estabelece uma relação profunda com a PACHAMAMA(Mãe terra) e desenvolve sua sensibilidade na modelagem, busca sua expressão própria,se sente provocado a indagar caminhos para entender suas raizes, enriquece seus conhecimentos estudando as técnicas ancestrais herdadas das duas Culturas que mais influenciaram os Ceramistas da sua Região:
A Cultura VICUS(500A.C) e a Cultura TALLAN(1500 D.C).
Estas Culturas só foram descobertas e estudadas a partir do ano de 1960.
Desde os 15 anos expõe suas Obras que são o resultado deste trajeto, fruto de uma inspiração que aflora de maneira tão exuberante que a necessidade de criar o leva constantemente a evolucionar através de etapas mais elevadas da cerâmica, com uma técnica impecável e bela.
A obra de Maneno esta empregnada de respeito pela natureza e pelos conhecimentos herdados de seus ancestros. Seu trabalho é totalmente manual, sua expressão plástica esta cheia de sonhos, simbolismos,visões, imaginação,paixão e espiritualidade. Seu afã por fazer conhecer a sua arte,por conhecer outras culturas e suas expressões artísticas o leva a descobrir novos horizontes, a conhecer o mundo de outros povos.
A linguagem da sua obra esta intimamente ligada com o cosmos a natureza e o mundo. Sua expressão é esperançosa, transcede todas as desigualdades de um mundo globalizado transmitindo muita força e energia vital.
Rendo homenagem a sua arte e a tantos ameríndios como o que deu uma maneira anônima subrevivem aos ritmos atuais preservando nossas culturas.
Luis Fernando Méndez Pomier
Arquiteto paisajista
Brasil 2007
email: artemaneno@gmail.com