sexta-feira, 11 de setembro de 2009

A Cerâmica na História...


É provavel que o homem tenha descoberto a cerãmica ao observar a transformação do barro ao fogo. Imagine que alguém tenha feito uma fogueira e perto desta, tinha um pouco de barro. O barro próximo ao fogo, foi cozinhado aos poucos até se tornar muito resistente. Após ver esta transformação, pode ter percebido que poderia criar objetos que lhe poderia ser útil.
Foi em 7000 a.c. que os homens aprenderam a cozinhar a argila no fogo para fazer a cerâmica. Agora além de cestas de vime, era possível fazer moringas e jarros resistentes. Os alimentos podiam ser cozidos em panelas. A água podia ser transportada pra outros lugares. E logo os artesões procuraram fazer vasos com formas e desenhos bonitos, porque a arte e o trabalho andavam de mãos dadas.
As rodas também eram utilizadas pelos oleiros (artesãos que trabalham com argila) para girar velozmente o barro e fazer belos vasos e moringas com base perfeitamente redonda.
Para se defenderem dos ataques inimigos, a pessoas faziam suas casas próximas umas das outras e levantavam muros de barro cozido. Daí foram erguidas as primeiras cidades.
Os primeiros sinais de escrita foram feitas em placas de barro. A escrita era cuneiforme, ou seja, em forma de cunha. com um palitinho, a pessoa cunhava os símbolos na argila ainda macia.
Com sua imaginação sem fim, o ceramista modela e cria na argila. Criando assim, sua própria cultura.



Nenhum comentário:

Postar um comentário