sábado, 13 de setembro de 2014

Surrealismo


A realidade de ponta-cabeça



Se você desligar a TV e abrir um livro pode até encontrar uma história assim:"Era uma vez um peixinho vermelho que alçou voo no céu claro de marmelo, enquanto a menina comprava os pirulitos da sua memória..."
Difícil imaginar? Será que imprimiram o texto errado no livro?! Não! Saiba que é justamente este tipo de frase que poderia ter sido escrita por um poeta surrealista!
E quem eram os surrealistas? Eram artistas que buscavam produzir uma manifestação artística espontânea, isto é, não-pensada. Estavam interessados em explorara os mistérios do mundo dos sonhos, das alucinações e da imaginação. Também se destacavam por combinar de inesperada formas e conteúdos para compor cenas de sonhos, sem sentido, pois, para eles, o que contava era a representação de lugares e situações inusitadas. Os surrealistas surgiram em 1924, depois que um psiquiatra austríaco chamado Sigmund Freud (1856-1939) descobriu o inconsciente, ou seja, que tudo aquilo que vivemos fica guardado em nossa mente e pode reaparecer, por exemplo, nos nossos sonhos. Quando sonhamos, podemos nos transportar para uma praia real ou imaginária, cair na água e, se quisermos, permanecer secos. Podemos voar como pássaros e comer biscoitos com heróis que não existem na realidade, como o Super-Homem. Nada disso é estranho quando sonhamos, e tudo parece plausível. São imagens oníricas como estas que compõem a pintura surrealista.





Primeiro Estudo para a Madonna de port Ligar, de Salvador Dalí.











Relógios moles, de Salvador Dalí.






Nenhum comentário:

Postar um comentário